quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Oclusão Dentária


A oclusão normal é definida como uma relação dentária harmoniosa. A má-oclusão, por sua vez, constitui uma anomalia do desenvolvimento dentário e/ou dos arcos dentários, ocasionando problemas estéticos/funcionais, tendo como causas mais comuns as condições funcionais adquiridas.
Entretanto, não se pode ignorar que o desenvolvimento osteogênico (ossos) a hereditariedade e o estado geral de saúde da criança são fatores que também contribuem para a instalação e/ou agravamento das má-oclusões.
Segundo Silva Filho et al. (1990), a alta prevalência de má-oclusões na população levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a considerá-la como o terceiro problema odontológico de saúde pública em todo o mundo.
A maioria dos casos de má-oclusão é atribuída a condições funcionais adquiridas, como dietas pastosas, respiração bucal bem como hábitos bucais deletérios, especialmente a sucção de chupeta. Porém, para Queluz, Aidar (1999), apesar de ser uma vilã, a chupeta não é tão maléfica assim, caso seja usada de forma racional e até uma terna idade.
Um aspecto de relevante interesse estudado por alguns pesquisadores foi o efeito da consistência da dieta alimentar no crescimento e desenvolvimento da face, objetivando focalizar as alterações provocadas pela diminuição da função muscular na morfologia óssea, e concluíram que a utilização de dieta de baixa consistência em tenra idade poderia resultar em diversos transtornos: falta de espaço para a erupção dentária; falta de crescimento do arco maxilar, resultando em menor espaço aéreo, menor estímulo para a respiração nasal e padrão de crescimento vertical, explicando o fato de a transição das populações rurais ou indígenas para os pólos industrializados ter sido acompanhada por um aumento na incidência de má-oclusões.