terça-feira, 16 de junho de 2009

Ortodontia - sempre prevenir



Após a complementação da dentadura decídua (de leite), a criança não deve mais apresentar hábitos de sucção, uma vez que, nessa idade, o instinto de sucção deve ser substituído pelo de morder e pegar. O prolongamento da fase oral não é fisiológico e hábitos perpetuados além dessa fase tornam-se deletérios. O hábito de sucção deletério contribui como fator etiológico em potencial na deterioração da oclusão e pode transformar-se em hábito nocivo, de acordo com a freqüência, intensidade e duração do movimento, pré-disposição individual, idade e, também, de acordo com as condições de nutrição e, conseqüentemente, de saúde do indivíduo.
A prevenção da má oclusão (dentes tortos) é considerada uma alternativa para ao Tratamento Ortodôntico, uma vez que os tipos de más oclusões mais comuns são condições adquiridas, atribuídas a uma dieta pastosa onde a criança não necessita mastigar, a problemas respiratórios e a hábitos bucais deletérios como, por exemplo, chupar dedo, roer unha, chupar chupeta até uma idade mais avançada, entre outras.
Muitos programas preventivos e interceptadores devem ser realizados o mais precocemente possível, visando manter o equilíbrio do desenvolvimento da boca, dentes e da face como um todo ou restabelecer os padrões de normalidade de crescimento.

Um comentário:

Andre Paiva Jr disse...

Muito bom saber essas coisas. Minha filha tem 6 anos e continua chupando dedo. É bonito, mas já da para ver que os dentes estão entortando.
Grato