segunda-feira, 15 de março de 2010

Eu posso usar aparelho Ortodôntico?



A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a má-oclusão (dentes tortos) como o terceiro maior problema odontológico de saúde pública em todo o mundo.
A Ortodontia é a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos cedo, devido à cárie ou a doenças da gengiva. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento da maxila e da mandíbula. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Qual a melhor idade para uma consulta com o Ortodontista ?
A partir dos seis e sete anos já é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de iniciar o tratamento. É importante saber que podemos colocar aparelho Ortodôntico em qualquer idade. Também é muito bom saber que os problemas de dentes tortos são mais fácil e rapidamente tratados durante a fase de crescimento.
Estudos indicam que os ossos da face também crescem em função do seu uso, ou seja, quando mastigamos bem os alimentos promovemos um correto e harmonioso crescimento dos ossos do rosto. Até os 5 anos de idade o rosto cresce quase o seu tamanho final, assim, é durante a 1ª infância que se encontra a importância de uma correta mastigação, bem como evitar chupar dedo ou chupeta para prevenir problemas no futuro.
Como saber se preciso de um ortodontista?


Apenas seu Dentista irá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico.
• Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:
• Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentes salientes" - acontece quando os dentes superiores se encontram muito mais à frente que os dentes de baixo.
• Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog. Quando a arcada inferior está muito à frente em relação à arcada superior.
Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não encaixa na arcada inferior ao morder normalmente.
• Mordida aberta - quando existe um espaço entre as mordida dos dentes anteriores ou laterais.
• Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
• Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
• Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária.

Aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes?
Não. Estes problemas só ocorrem nos pacientes que não tem uma boa escovação durante o tratamento. Todos os pacientes recebem instruções sobre como fazer a limpeza dos dentes e do aparelho e como manter uma alimentação adequada durante o uso dos aparelhos.
Qual o melhor: aparelho fixo ou aparelho removível ?
Os dois tipos de aparelho funcionam bem desde que corretamente indicados. Normalmente os aparelhos removíveis são usados quando ainda temos dentes de leite na boca. Por outro lado o paciente que utiliza o aparelho fixo deve tomar maior cuidado com a alimentação e com a higiene bucal.
É necessário extrair dentes permanentes?
Algumas vezes a extração de dentes permanentes se faz necessária, principalmente naqueles casos em que há falta de espaço para a acomodação de todos os dentes no arco. O resultado deve ser um perfil harmonioso, agradável, com lábios contactados, sem esforço
muscular e perfeita harmonia dentária. Quando bem indicadas, as extrações não trazem prejuízo algum ao paciente.
Existe a possibilidade de os dentes retornarem à posição original após tratados?
À posição original, não. Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, que podem estar ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento, de perfeita execução da técnica ortodôntica, bem como da utilização correta dos aparelhos de contenção.

O Tratamento Ortodôntico pode apresentar-se com quatro fases:
1.Fase Preventiva
2.Fase de Interceptação
3.Fase Corretiva
4.Fase Reabilitadora


A primeira fase, chamada PREVENTIVA, abrange a idade de 3 a 6 anos. Na verdade não é possível prevenir ortodonticamente nenhum caso, mas existem procedimentos que, sendo realizados, são capazes de reduzir ou evitar a severidade do problema ortodôntico, já detectada nesta fase.
A segunda fase, na dentição mista – período de 7 a 10 anos – é geralmente referida pelos ortodontistas como fase de “Interceptação”; outros preferem o termo INTERCEPTATIVA. Nessa fase procura interromper o desenvolvimento dos dentes tortos ou direcionar a troca correta dos dentes de leite pelos dentes permanentes.
A terceira fase, chamada de CORRETIVA. No sexo feminino essa fase tem início mais ou menos aos 11 anos e termina aos 14, ao passo que no masculino abrange um período mais amplo de 11 a 17 anos. Ela apresenta como fator positivo a fase de crescimento aliado ao tratamento.
Sabemos que o sexo feminino, em média aos 14 anos apresenta o completo crescimento da mandíbula. Por outro lado, o sexo masculino tem sua fase de maturação mandibular mais tardia – por volta dos 17 anos. Na Ortodontia, toma-se como ponto de partida para o tratamento a regularização da mandíbula, para depois relacionar a maxila.
Desta forma é correto pensar que a mulher aos 14 anos e o homem aos 17 anos são considerados esqueleticamente adultos e, portanto, sem crescimento significativo.

Por fim, a quarta fase, conhecida como REABILITADORA. É totalmente voltada para o Tratamento Ortodôntico do Adulto, quando não se considera mais o crescimento ou alguma outra alteração fisiológica significativa. Nesta etapa a meta principal é reabilitar as arcas dentários. Pode também, se for o caso, prepará-las para a fase protética. O tratamento Ortodôntico do adulto pode ter a finalidade de reabilitar deficiências, melhorar o aspecto estético, reconstruir perdas ou falhas operatória, bem como as que afetam o complexo da articulação têmporo-mandibular(ATM) e promover acertos ortopédicos.
Dr. Guilherme Carvalho
Cirurgião Dentista
Twitter: @GuilhermeOrto

11 comentários:

Anônimo disse...

oi doutor tudo bem ? Bom , quando eu tinha 7 anos eu usei aparelho removivel . No final do ano passado fui até uma dentista e ela disse que eu tinha bruxismo , e tive que usar uma placa . Deixei de usar pois parecia que os meus dentes de baixo estava um pouco mole e eu usava a placa para dormir e quando eu acordava sentia muita dor e mes dentes não se encaichavam muito bem .. Parei de usar . Nessa semana estou sentindo dor nos meu dentes pois parece que está apertando para a frente .. e dói muito os dentes de trás e da frente .. Tenho 13 anos e queria saber se eu preciso usar aparelho fixo . Não gosto dos meus dentes de cima pois o segundo dente depois do dente da frente é igual de vampiro .. é feio .. Obrigada desde já !

Anônimo disse...

Quem usa aparelho fixo,depois do tratamento pode ficar usandoo movel?
Pra que serve o movel?
Mesmo que eu não preciser usar eu posso?

Anônimo disse...

qual o nome desse ultimo aparelho

Anônimo disse...

Doutor tudo blz , Eu tenho 11 anos temho no minimo uns 5... dentes para tirar porai , Meu dentista falou que talvez teria que usar aparelho por ma forçao .......... querido doutor eu terei que usar de que tipo fixo ou movel

Me ajude pf

Anônimo disse...

oieh tenho 13 anos e acho que preciso usar aparelho pois meus dentes sao tortos mas minha mae nao que me levar a dentista o que fazer ???????

Dr. Guilherme Carvalho disse...

Você está numa idade super adequada para fazer uma avaliação Ortodôntica.

Francielly Almeida disse...

Oii,eu tenho 13 anos e vou colocar aparelho fixo dia 29/11/13 e eu queria saber se posso colocar o aparelho fixo ainda com dentes de leite... Será que eu posso?

Anônimo disse...

ola, eu gostaria d saber d q depois d usar o aparelho fixo tem q usar o móvel

Anônimo disse...

Oi tenho 17 anos e estou acabando de fazer um tratamento lento e doloroso de canal kkk,meus dentes da frente(de leite)sempre prejudicaram minha fala,chupei dedo MUITOS ANOS,com isso um dos meus dentes da frente ficou torto e está perjudicando a minha fala,minha língua está raspando nos dentes em tudo que eu fço:quando eu como alguma coisa e até mesmo quando eu falo,o dentista me disse que só aparelho pra resolver mais ele não mexe com aparelho dentario,ela ta certo no que me disse???

laira disse...

oi meu nome e laira eu tenho dois dentes estragados na frente eu posso tratralos e colocar aparelho

Anônimo disse...

Oi Dr meu caso é um pouco complicado mais queria muito que o senhor me ajuda se. Bem eu tenho 27 anos e tenho a mordida um pouco aberta atualmente fiz dois canais no meus dentes da frente por motivo de estarem um pouco mole o canal me ajudou muito pois agora estou sentindo eles mais firmes . É então fiz todos os procedimentos dos raio X do jeito que minha dentista falou mais aí quando eu levei o raio X panorâmico ele me falou que eu não podia usar o aparelho, eu tomei aquele susto e perguntei o motivo, ela me falou que eu tinha pouco ossos dos dentes da frente os quatros da frente. Então ela me disse se ela colocar eu iria perder os meu dentes da frente porque o aparelho tinha que puxar os dentes para baixo pra poder encostar com o debaixo e eu não tinha os ossos do dentis suficiente pra eles encostarem . Dr eu fiquei tão triste com essa notícia da forma como ela me disse foi muito forte eu queria muito uma ajuda de outro especialista porque me dissero que é melhor pedir uma opinião de outro porque eu tenho certeza de que o meu caso tem jeito porque falta pouco para os dentes encostarem. Por favor me ajude se for preciso eu tiro as fotos do raio X e te envio para o Dr olhar vou agradecer msm se vc atender o meu recado vou deixar o meu email diorgiannemartins@gmail com estarei aguardando.